sexta-feira, 20 de junho de 2008

Trigésimo-sétimo dia: CONSEGUI MEU EMPREGO!!! :-)

Ei Pessoal,

Dias sem postar aqui. Eu falei que não teria paciência pra postar todo dia. Até porque nem tem muito o que contar todo dia. Mas não preocupem, esse post vai ser gigante!!! Espero que tenham paciência para ler! :-)

Terminei o curso na outra semana e consegui uma entrevista na Direct Energy. Semana passada fiquei mais em casa mesmo, olhando algumas coisas e estudando para a entrevista. A entrevista foi essa semana, na terça. Na parte técnica eu não fui tão bem. :-/

Na parte emocional, várias coisas aconteceram nos últimos dias. Saudade, depressão, ... Coisas que já sabia que passaria mais dia, menos dia... Principalmente decepção, decepção que no fundo eu já esperava! :-/

Mas vamos falar de coisas boas. Essa semana, eu iria começar o NOW. Ele tem duração de 3 semanas, de 8 as 14 horas todo dia. Mas na segunda fiquei estudando para a entrevista de terça, terça tinha entrevista, ... Acabei cancelando o curso. Achei que essa semana era minha semana D e que deveria me focar nela!

Deixa eu explicar então porque essa semana era minha semana D. Na segunda a noite, recebi um email de uma empresa chamada Redknee perguntando que dia eu poderia fazer uma entrevista por telefone. Essa empresa provê infraestrutura para companhias de telefonia celular, para cobrança eserviços (chats, ringtones, pesquisas, serviços baseados em localização).
Bom, eu descobri a Redknee na Internet em outubro de 2007, e quando vi o que eles faziam eu fiquei vidrado. Trabalhei 2 anos e meio numa empresa chamada TakeNET em Belo Horizonte, e adorava o trabalho, que era na mesma área. Pensei na hora que queria muito trabalhar nessa empresa. Coincidências do destino, em março, conversando com um colega de trabalho da Alcatel-Lucent sobre contatos no Canadá, ele me disse que tinha alguns contatos numa empresa de lá, chamada... Redknee! Até me passou o contato, mas o cara já tinha saído de lá e não tinha mais contato com o povo :-/

De qualquer maneira, quando cheguei no Canadá, entrei no site da empresa e não havia vagas. Entretanto, lá pelo dia 20 de maio apareceu uma vaga lá! Olha o timing! :-) Adicionei meu currículo. Depois que terminei o Job Search Workshop, atualizei meu curriculo para o estilo canadense e atualizei lá no banco de dados da empresa. E dai na segunda o email.

Bom, taí a explicação da semana D: entrevista numa grande empresa de energia, e entrevista na empresa que eu queria trabalhar há mais de 8 meses! :-)
Então vamos continuar. Respondi o email falando que tinha a terça pela manhã livre, e de quarta a sexta.

Na terça não recebi ligação nenhuma, e fui para a entrevista da Direct Energy. Fui preparado para perguntas conceituais, mas fui bombardeado com perguntas técnicas. Para quem não programava em C# desde janeiro do ano passado, foi meio pesado :-/

Na quarta pela manhã, decidi que na quinta iria numa feira de empregos que teria aqui em Toronto. Mandei email para o cara da Redknee falando que descobri que na quinta não poderia participar da entrevista, e para ele me informar por email quando me ligaria. Na mesma hora ele me respondeu que me ligaria as 3 da tarde. As 3 recebo a ligação: em vez de uma entrevista, ele me enviou uma prova por email e eu tinha 1 hora para fazê-la e mandá-la de volta. Dito e feito! Bom que descobri que sabia algumas coisas que nem sabia :-P

Na quinta pela manhã fui para a feira de empregos. Entreguei 4 currículos lá. Quando voltei para casa, havia recebido um email perguntando se eu poderia ir na empresa hoje para uma entrevista. Respondi que poderia, de preferência a tarde, e perguntei se seria uma entrevista, ou uma outra prova. A resposta é que seria uma entrevista técnica, e que poderia haver uma outra prova. Mas que seria a única entrevista e que se tudo corresse bem, depois eu receberia uma proposta de emprego. A entrevista foi marcada para as 2:30 da tarde de hj.

Já me precavendo para a prova, passei o resto do dia ontem e hoje pela manhã estudando algumas coisas. Cheguei lá as 2:15 da tarde. Como esperava, tinha uma outra prova pra fazer! :-) Antes de começar a prova, o cara do RH me disse que a prova de quarta-feira tinha sido enviada para 5 pessoas, mas só eu tinha me saido bem e sido chamado para a entrevista :-)

Terminei a prova as 3:45 (1:30h), e ele então a levou para o pessoal técnico ver o que eu tinha feito e poder se basear nela para a entrevista. Então vem um casal me entrevistar. Ficamos conversando até 5 da tarde. Entre outras coisas, tive que modelar um jogo de Banco Mobiliário orientado a objetos, e estimar o tempo minimo para se percorrer todos os postos de gasolina em Toronto :-P

Depois disso, eles foram chamar um outro cara pra me entrevistar. Bom sinal, se não tivessem gostado do que tinham visto, nem teriam se importado de chamar outra pessoa. Essa segunda parte durou até 5:30. Nessa hora veio as perguntas "Me fale um ponto positivo seu" e "Me fale uma fraqueza sua". Nessa hora, tive que engolir o medo de ser arrogante e soltar como ponto positivo um "Eu sou bom no que eu faço" e dar um exemplo; e no ponto negativo, um "Eu sou muito perfeccionista", explicando que eu tenho que me fazer paciente quando as coisas não podem ser tão perfeitas quanto eu quero, seja por falta de tempo hábil para fazê-las ou qualquer outro motivo! :-P

Depois dessa entrevista outro cara seria chamado, mas ele já não estava na empresa. Me falaram então que eu teria resposta até o meio da próxima semana.

Saí de lá muito confiante de que tinha ido bem. Mal podia esperar até semana que vem. Mas nem precisei. As 7:30, recebi uma ligação do cara do RH:
- E ai, como foi a entrevista?
- Ah, foi legal.
- Você acha que se saiu bem?
- Acho que sim.
- Pois é, o pessoal também achou que vc se saiu muito bem. Eles estão muito empolgados com vc e pediram para eu prosseguir com a sua contratação. Parabéns!!! Conversei pouco com vc também, mas pelo que pude ver acho que vc vai se dar muito bem aqui na empresa!

Entre conversa sobre disponibilidade de começo e salário, ele falou que ia preparar o job offer e me enviar até segunda provavelmente, e que ele teria que arrumar um laptop e um telefone para mim, entre outras coisas. Com isso, devo começar a trabalhar na quarta ou quinta :-D

Então é isso!!! Uma semana que comecei triste, mas termino alegre!!! E agora sei que a tendência é só melhorar. Trabalho novo na área que eu adoro, vou conhecer novas tecnologias, conhecer gente nova, fazer colegas de trabalho, ... Chegou a hora de recomeçar! Acreditar que pode ser melhor assim!

Tive muito medo de falhar... De ter feito a escolha errada... De decepcionar pessoas... Mas daí fica no final do post o texto de uma das propagandas da final da NBA, que eu vi essa semana e achei super perfeito para esse momento:

"There are so many emotions at the end of the season.
And nobody likes to talk about it.
But one of them is fear.
Fear that you’ve come this far,
And it could all end.
The dream could die.
But me, I like the fear.
It means I’m close.
It means I’m ready."

E eu me sinto assim: pronto pro que der e vier! :-)

8 comentários:

Denise & Edimar disse...

Márcio,

Lindo post. PARABÉNS pelo emprego!!! E no fim, tudo dá certo... se ainda não deu certo, é pq ainda não chegou ao fim, não é mesmo?!
Tudo de bom para vc neste (re)começo.
Abraços.

http://meucanada.wordpress.com

Andréa disse...

Márcio, já escrevi lá no grupo, mas escrevo aqui de novo: PARABÉNS!!! Uhuuuuuuuuuuuuuu!!! Show de bola!!! Você merece!!!

Boa sorte nessa nova fase e que a cada dia sua vida fique melhor ainda!

Bom final de semana, e um início de semana melhor ainda!

Beijos,


Andréa

Unknown disse...

Ahhhhhhhhhhhhh Marciooo !!!

Poxa, espero que vc consiga alcançar todos seus objetivos ai e sabe neh, torço por vc. Grande homem espelhado em um jeito muleque e conquistador de ser !!!

Te gosto muitaooo, eh saudades dos passeios e dos chocolates comprados na drugstore nas madrugadas de BH !!! huauhahuahua

see u big friend ***

Unknown disse...

Grande amigo,

Fico super feliz por ter conseguido o emprego na Redknee, como te disse. Tudo estava escrito.

Acredite no seu potencial, este é apenas o primeiro passo, mas o maior passo..

Lute, acredite e muitas outras conquistas ainda virão..

Conte comigo pro que der e vier...

Lorde Wolf disse...

Ae cara,

Parabens pelo emprego!
boa sorte.
Vassia

Unknown disse...

Oi filho!
Fiquei tão feliz, você sabe que suas vitórias são como se fossem minhas.
Eu sempre me orgulhei de você, sempre confiei na sua capacidade.
Parabéns! =D>
Que esse seja o primeiro passo para grandes conquistas suas.
Saudades!
Beijo!!!

Márcio disse...

Parabéns pelo emprego!

Encontrei teu blog por acaso, legal seu relato. Nós estamos ainda no processo, e pretendemos viver em Toronto.

Não deixe de postar!

Sucesso,

Márcio.
www.queremosvivernocanada.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa, como escreve bem esse meu irmão! Talento oculto... Pois é, eu nunca tive dúvidas de que esse emprego ia sair, e rapidinho.... por isso te disse mil vezes: vai passear, aproveita o tempo que está tendo agora e vai fazer turismo, vai conhecer o Canadá!!! Mas não, vc não teve a certeza que eu tinha e ficou perdendo tempo angustiado. E a resposta taí: menos de 2 meses e já empregado!!! Márcio, vc não sabe do que vc é capaz! Acredite em mim, eu te conheço desde o dia em que vc nasceu... Agora vai ter que esperar por mim pra fazer os passeios legais nos feriados!!! hehehe! Tudo tem seu lado bom... Te amo, viu? Nunca duvidei que ia dar certo! Um beijo cheio de saudade, Marcele