domingo, 13 de julho de 2008

2 meses de Canadá

Passou rápido!!! Passou muito rápido!!! Exatamente 2 meses atrás, meu avião aterrissava em Toronto e eu me tornava um landed immigrant no Canadá.

Lembro-me como se fosse ontem do dia da partida. Da despedida de minhas irmãs ainda em Minas. Da viagem para o Rio. Dos últimos preparativos já no Rio, como a compra do seguro-saúde. Da última viagem no metrô carioca. Do último almoço no KFC. Das últimas horas no aeroporto. Dos últimos abraços em pessoas que eu tanto amava, cheio de lágrimas nos olhos.

Lembro-me como se fosse ontem da escala em New York. Do reencontro com um amigo que não via a 3 anos. Do passeio por Manhattan.

Como me esquecer também da minha primeira vista de Toronto, ainda no avião? Das minhas primeiras aventuras na cidade? Dos passeios em downtown? Do primeiro encontro com pessoas que eu só conhecia através de trocas de emails, e que se tornariam meu porto seguro aqui? Da procura de emprego? Do primeiro job offer? Do primeiro dia de trabalho?

É. Esses 2 meses voaram. Tão pouco tempo em uma vida. Mas ao mesmo tempo, tantos acontecimentos. Tive muitos dias de alegria, mas também meus dias de tristeza e decepção.

Para quem me conhece de verdade, sabe o quão carente eu sou. Me acostumei nos últimos tempos a sempre ter alguém por perto, alguém pra ligar sempre, alguém pra se divertir juntos. E nestes dias de tristezas e decepções, como me fez falta alguém aqui que pudesse me abraçar, me dar um pouco de carinho, me falar que tudo ia passar, que tudo ia ficar bem :-/

Mas já sabia que poderia passar por essa carência aqui, que esse seria meu maior desafio, e tomei a decisão de vir sabendo dos riscos. Por sorte existe o SkypeIn, o MSN, ... Não tenho nem como agradecer os amigos que me confortaram nesses momentos. Que me suportaram às vezes até chorando diante da câmera! Obrigado por tudo! Amo vocês!

Aprendi muito!

Aprendi que a distância serve para aproximar aqueles que nos amam de verdade, e ao mesmo tempo para afastar aqueles cuja amizade não era tão forte quanto achávamos.

Aprendi que você pode encontrar um grande amigo em alguém que você mal conversava quando morava a alguns quarteirões, ou numa garotinha de 15 anos. E ao mesmo tempo, pode encontrar sua maior decepção em alguém que te ligava todo dia, que estava sempre ao seu lado, mas que no momento em que você mais precisou, simplesmente se afastou.

Muitas surpresas... Muitas alegrias... E também algumas decepções.

Saudades... Conquistas...

No balanço final, 2 meses que valeram a pena!

2 comentários:

Ana disse...

Olá Marcio!

Gostei desse post... daqui a pouco serei eu quem vai estar sentindo isso na pele...
Dia 24 de agosto chego em toronto, e como você deve saber é normal termos algumas dúvidas... Será que você poderia me ajudar com algumas?
Juro que não vou te encher muito!!
Meu MSN e e-mail é anamvs@hotmail.com.

Obrigada desde já, e muito boa sorte!

Anônimo disse...

Olá Márcio
Pena que nem pudemos conversar direito naquele dia do picnic no Lake Simcoe (te achei muito quietinho - és sempre assim?)Moramos em Whitby mas não é tão longe assim, e quando a solidão bater, aparece por aqui ok? Tudo vai ficar bem sem dúvidas e parabéns por tuas recentes conquistas! Um abraço
Rosa
www.casanocanada.com
Um abraço