quarta-feira, 14 de maio de 2008

A chegada


Terça-feira, 13/maio/2008, às 19:30 (horário local), pisei pela primeira vez no Canadá!
Chegando à imigração, o oficial viu meu visto de imigrante e me mandou para uma fila em outra sala. Creio que esta sala é para onde vão as pessoas que têm visto tanto de imigrante quanto de estudos.
Após uns 5 minutos nesta fila, um oficial veio passando vendo os vistos nos passaportes. Ao ver meu visto de imigrante, me mandou para uma sala em anexo, e disse que alguém me chamaria.
Mal cheguei nessa sala e assentei, um outro oficial já veio me chamar para uma outra salinha. Pediu meu passaporte, e meu CPR. Ele conferiu dado por dado do CPR comigo, e pediu meu endereço em Toronto. Depois disso, perguntou quanto de dinheiro eu estava levando. Falei que levava 500 dolares, mas que já havia transferido dinheiro para a minha conta do HSBC no Canadá antes. Ele pediu para ver o extrato da conta (que eu havia imprimido via Internet mesmo). Finalmente, me pediu para assinar o CPR, e me informou que meu PR Card chegaria em algo entre 1 e 2 meses no endereço informado.
Depois disso, fui pegar minha bagagem. As malas já nem estavam na esteira mais. Ao caminhar para a saída, uma outra oficial me perguntou se teria mais algo para trazer depois. Disse que meu violão viria em seguida, e ela disse q eu precisaria ir para uma outra sala fazer essa declaração.
Chegando nessa sala, um oficial me pediu os formulários com as declarações dos bens que eu estava levando, e do que viria depois. Quando viu, perguntou se era só aquilo. Eu disse que sim. Ele então me devolveu os formulários e falou que estava tudo ok. Finalmente sai para o saguão do aeroporto!
Peguei um táxi do aeroporto para meu homestay. O preço é tabelado, então uma viagem do aeroporto até a região que estou ficando em East York custa $56.00 mais gorjeta.
Chegando no homestay, fui recebido pela dona da casa, a Linda. Conheci o quarto onde vou ficar pelas próximas semanas.

Nenhum comentário: