quinta-feira, 22 de maio de 2008

Oitavo dia: visita ao consulado, e meu primeiro jogo da MLB



Quarta-feira pela manhã, resolvi ir ao consulado brasileiro adiantar a documentação para tirar minha carteira de motorista aqui. Agora já tinha minha impressora para tirar fotocópias de documentos e imprimir a confirmação da validade da carteira no site do Denatran.
Para quem não sabe, a carteira de motorista do Brasil só é valida aqui nos 2 primeiros meses. Depois disso, é necessário se ter a carteira da província (no meu caso, de Ontário).
Não vou entrar muito nos detalhes do sistema aqui. Basicamente, a categoria da carteira para se dirigir um automóvel é a G. Existem 3 tipos de carteira nessa categoria: G1, G2 e a G.
A G1 é obtida após fazer um teste escrito. Com ela, vc precisa de alguém com uma carteira G e 4 anos de experiência do seu lado para poder dirigir.
A G2 é obtida após uma prova na rua. Já a G é obtida após uma outra prova de rua, mais detalhista. Basicamente, a diferença entre a G e a G2 é que na G você pode acumular mais pontos antes de perder sua carteira. Além disso, o seguro de carro aqui é mais barato para quem tem uma carteira G.
Depois que você tira a carteira G1, é necessário esperar um tempo para tirar a carteira G2. O mesmo ocorre para se tirar a carteira G. A carta do consulado, indicando que você possui experiência de direção no Brasil, serve para que não se tenha este tempo de carência! Fora isso, terei que fazer o teste escrito e o teste de rua de qualquer maneira :-D
Bom, voltando ao meu dia, pela manhã fui ao consulado levar a documentação. Na sexta-feira volto lá para pegar a carta do consulado. Aproveitando que já estava em downtown, peguei outro metrô e fui ver a respeito de outro programa de ajuda a procura de empregos, o NOW: Newcomer Opportunities for Work. O próximo começa no dia 16 de junho. Antes disso, tenho que marcar uma entrevista num Empoyment Assessment Centre. Já peguei o telefone, e vou marcar para semana que vem. A idéia é fazer o primeiro workshop na semana entre dia 2 e 7 de junho, e depois fazer este. Nesse meio termo, já vou mandando currículos e vendo o que acontece.
Para terminar o dia, a noite fui para o Rogers Centre assistir um jogo de baseball da MLB. Toronto Blue Jays versus Los Angeles Angels. Aproveitei para explorar o PATH, um conjunto de galerias subterrâneas no centro de Toronto, com em torno de 27 quilômetros, ligando vários pontos do centro e estações de metrô. Fui do metrô até próximo a entrada do estádio sem sair para a rua! :-D

Um comentário:

Unknown disse...

Onde vc autenticou seus documentos brasileiros para enviar ao consulado brasileiro para o processo de habilitação no Canada? Eu pergunto porque cheguei ha quase 4 meses e amigos portugueses disseram que posso pedir essa autenticação até para o meu médico. Isso é verdade?